Televendas (62) 3242-1022 - Goiânia - Go - Brasil
Reportagens na mídia - Brazil Electric
 

APRESENTAÇÃO BRAZIL ELECTRIC NO FORUM GLOBAL EM MOBILIDADE ELÉTRICA – evento associado Rio +20

No dia 18/06/2012, na sede de Furnas em Botafogo, no Rio de Janeiro, aconteceu o fórum global em mobilidade elétrica, evento associado à Rio +20. Neste evento estiveram reunidos os expoentes da indústria mundial em mobilidade elétrica, empresas como BMW, Renault-Nissan, Siemens, Schneider Electric, Itaipu entre outras. Aconteceram 16 apresentações onde a mobilidade elétrica foi o tema central, com cada palestrante abordando os mais variados aspectos da mobilidade elétrica e ficando evidente que o futuro sustentável dependerá da mobilidade elétrica.

Na apresentação da Brazil Electric, conduzida pelo diretor Marlos de Souza, as vantagens e características dos triciclos e bicicletas elétricas, os projetos executados e os em execução foram abordados, tendo destaque a questão do correto dimensionamento do veículo para o trabalho proposto, pois o que normalmente se vê nas ruas atualmente é um carro para cinco pessoas com apenas o motorista. Esta e tantas outras situações foram abordadas, deixando claro que as bicicletas e triciclos elétricos serão certamente parte das soluções necessárias para mobilidade urbana elétrica e sustentável.

Fotos do evento:



Conteúdo da palestra:

Bicicletas e triciclos elétricos: Novas e acessíveis soluções para mobilidade urbana sustentável.
Electric bikes and trikes: New and affordable solutions for sustainable urban mobility.

Marlos de Souza, CEO Brazil Electric Bike.

No começo século passado o homem abandonou o cavalo para se locomover de bicicleta nas cidades, pois o tamanho do cavalo, a dificuldade de alimenta-lo durante o trajeto, lugar para estaciona-lo, além da sujeira produzida pelo animal, e ainda dependendo do humor do bicho para um deslocamento bem sucedido, fizeram da bicicleta uma solução para os deslocamentos urbanos, com as vantagens do pequeno espaço ocupado, facilidade operacional e sem gerar qualquer tipo de sujeira, poluição ou barulho, deixando sempre a elegância da simplicidade como único custo dos deslocamentos de antigamente.

Com o progresso vieram os automóveis que com a promessa de conforto, rapidez e segurança abarrotaram as ruas das cidades, cobrando o alto custo de seu deslocamento com poluição e congestionamentos, que cada vez mais inviabilizam seu uso pouco racional, mesmo com os todos os investimentos por parte dos governos e da comunidade, que pouco contribuem para a fluidez do trânsito nas cidades.

Pelas mesmas razões dos cavalos no século passado, atualmente os automóveis dependem de espaços cada vez mais disputados, seu abastecimento é cada vez mais custoso e todos os tipos de poluição criadas com seu uso, cobram do planeta um altíssimo custo ambiental, trazendo novamente as bicicletas como opção para a mobilidade urbana sustentável. A história se repete.

O principal motivo das bicicletas serem pouco aceitas como solução para o transporte urbano era o desconforto gerado pelo esforço necessário para vencer as subidas, sendo que esta dificuldade foi equacionada com a criação das bicicletas elétricas, que com o uso de motores elétricos alimentados por baterias recicláveis, trouxeram o conforto de vencer as subidas sem pedalar. Desta forma com as e-bikes, os deslocamentos são realizados sem emissão de poluentes, resgatando do passado a elegância da simplicidade, agora com conforto e sustentabilidade.
Desconforto subidas motor bateria reciclável conforto sem pedal deslocamento elegância com conforto

Quando o homem abandonou o cavalo para andar de bicicleta foi uma solução óbvia, da mesma forma que agora a bicicleta elétrica se coloca como opção sustentável ao automóvel, de alto custo e poluidor, já que as bicicletas elétricas garantem o deslocamento sem poluição e com a rapidez que os automóveis já não oferecem.

Para deslocamentos de cargas até 150 kg, os triciclos elétricos se mostram soluções economicamente viáveis, de baixo custo e facilidade operacional semelhante às bicicletas elétricas. Os triciclos elétricos também são soluções viáveis para pessoas com dificuldade de equilíbrio, dificuldade de locomoção ou outras limitações que impediriam o uso da bicicleta elétrica. Em transporte de pessoas e lazer, serviços de entrega de mercadorias, publicidade e tantos outros, os triciclos elétricos são utilizados com alta eficiência, baixo custo e impacto ambiental.

Além das bicicletas elétricas, os  triciclos para transporte de pessoas, já largamente utilizados em países como a índia, deverão popularizar-se também nos grandes centros, pois com a ineficiência do transporte público e a falta de espaço para o automóvel, abre-se o caminho para a utilização dos triciclos transportando pessoas e também diversos tipos de prestação de serviços e entregas diversas de restaurantes, mercados, agua e gás, lavanderias, etc. gerando novas possibilidades de emprego e renda.

Quando as bicicletas elétricas conquistarem, além da simpatia atual o respeito efetivo, considerando que no espaço de um automóvel caberiam até oito bicicletas, os congestionamentos urbanos poderiam praticamente desaparecer, como em um passe de mágica. A situação irracional e egoísta de cada carro parado no congestionamento ser utilizado por uma pessoa é inquietante e neste cenário, a bicicleta elétrica seria certamente uma parte da solução para o caos urbano instalado.

Os exemplos de uso da bicicleta em cidades da Europa, como Amsterdam, Paris, Londres e tantas outras, demonstram que quando o ciclista é respeitado, mesmo com um automóvel disponível na garagem a bicicleta é a primeira opção para o deslocamento urbano. Com as recentes regulamentações de uso da bicicleta em curso no Brasil, além da implantação de ciclovias e ciclo faixas em várias cidades, o uso da bicicleta tende a ser cada vez mais viável no país. A equiparação da bicicleta elétrica às convencionais foi um grande avanço para a popularização do uso

Com o uso de motores elétricos de altíssima eficiência energética, o uso da bicicleta elétrica permite deslocamentos de até 80 km sem esforço físico e com ótima velocidade média, comparada ao automóvel em transito congestionado. Com baixo custo de aquisição e com facilidades de financiamento, as bicicletas elétricas tornam-se a cada dia, a melhor opção para o transporte individual urbano, inclusive para pessoas de baixa renda que dependem de transporte público, que impõe uma situação desrespeitosa e indigna a seus usuários.

A bicicleta elétrica já é uma realidade em todo o Brasil e em grande parte do mundo, tendo usuários de  todas as idades, que com a facilidade operacional descobriram, ou redescobriram no caso dos mais idosos, a liberdade e independência que só uma bicicleta elétrica pode oferecer.

Usuários de bicicletas convencionais também podem instalar um sistema elétrico em sua bicicleta, que são comercializados em forma de kit´s de motorização, permitindo que a um baixo custo tenham sua antiga companheira em condições de vencer as subidas sem pedalar, o que torna as bicicletas elétricas cada vez mais acessíveis a todas as classes sociais.

A tecnologia disponível nas bicicletas elétricas permite o uso híbrido, ou seja, o usuário pode somente pedalar, somente utilizar o motor elétrico ou ainda um uso híbrido, combinando o motor e a força humana nos pedais, pedalando e utilizando o motor ao mesmo tempo e conforme sua conveniência, como por exemplo, pedalando e usando o motor em auxílio em subidas, aumentando desta forma a autonomia da bicicleta elétrica, pois o esforço ao pedalar economiza a energia elétrica armazenada na bateria.

O procedimento de recarga da bateria da bicicleta elétrica é exatamente o mesmo dos produtos eletrônicos largamente utilizados atualmente, como nos celulares por exemplo. O usuário conecta o carregador à rede elétrica, em qualquer tomada comum, e o carregador inteligente de baterias que acompanha a bicicleta faz o trabalho de recarga e quando a bateria está completa, para de carregar, para que o usuário não precise de qualquer ação, simplesmente desconectar a bicicleta pela manhã da tomada para seguir seu caminho. Simples assim.

As baterias utilizadas são recicláveis e a grande maioria das peças das bicicletas das melhores marcas é de alumínio, o que garante a sustentabilidade do processo, pois são em sua grande maioria materiais recicláveis e com reutilização já largamente aplicadas mundialmente.

Em diversas situações podemos acompanhar como a implantação de bicicletas elétricas trouxeram resultados práticos efetivos, como em condomínios residenciais horizontais, com ampla área a ser constantemente monitorada, a substituição do transporte dos seguranças que utilizavam motocicletas movidas à gasolina, mantiveram o mesmo nível de segurança utilizando bicicletas elétricas, já que a necessidade de velocidade de deslocamento é inferior a 20 km/h, demonstra como a veículo a gasolina estava superdimensionado para o trabalho em questão e consequentemente o condomínio reduziu o custo, econômico e ambiental, da segurança de sua propriedade.

 A utilização das bicicletas e triciclos elétricos é ampla e a criatividade dos usuários sempre gera novas aplicações, como no caso do evento caminhada ecológica no estado de Goiás, Brasil, onde 30 atletas caminham a distância de 370 km com equipe de apoio utilizando bicicletas elétricas desde o ano de 2006. O apoio aos atletas com bicicletas elétricas faz do evento ainda mais ecológico e sustentável. Nos parques das cidades, como na cidade de Goiânia, a utilização de triciclos elétricos garante o deslocamento das equipes de manutenção e limpeza com agilidade, baixo custo e ainda com o benefício da ausência de ruídos, beneficiando as pessoas e os animais silvestres que habitam estes parques.

A locação de bicicletas elétricas já implantadas em algumas cidades comprovam a facilidade e viabilidade de uso das e-bikes, pois a simplicidade e uso intuitivo permitem que qualquer usuário de bicicleta convencional utilize sem dificuldades um modelo elétrico, que preserva todas as características e facilidades de uso do modelo convencional

O uso da eletricidade nos deslocamentos urbanos se mostra uma alternativa racional em países como o Brasil que tem a matriz energética essencialmente hídrica, e que ainda tem o privilégio de alto potencial de geração elétrica solar e eólica, sendo uma das mais viáveis alternativas ao uso de combustíveis fósseis, cada vez mais caros e raros.

O grande desafio do mercado de bicicletas elétricas era torna-las economicamente viáveis com robustez para o uso no dia a dia, agilidade e desempenho compatíveis com a necessidade dos usuários. Com as características adequadas para satisfazer as necessidades dos usuários, o que presenciamos atualmente nas ruas de nosso país e do mundo é o uso crescente das bicicletas elétricas, garantindo deslocamentos sem ruídos ou emissão de poluentes, trazendo resultados positivos para toda a comunidade, que tem suas necessidades de transporte atendidas e com mínimo impacto ambiental.

A popularização do uso das bicicletas e triciclos elétricos acontece principalmente porque os automóveis e motocicletas, na grande maioria das vezes são superdimensionados para o serviço proposto, como por exemplo, nas cidades automóveis com capacidade para cinco pessoas, sendo ocupados apenas pelo motorista, de forma que o uso de um transporte racional e eficiente, como uma bicicleta ou triciclo elétrico faria o trabalho equivalente ao do automóvel por uma fração do custo, espaço e impacto ambiental de um automóvel. Com o espaço físico cada vez mais restrito e limitado, e o impacto ambiental crescente nas cidades, soluções de transporte corretamente dimensionadas e ecologicamente corretas serão necessidades fundamentais para o bem estar das pessoas.

O que esperamos para o futuro próximo é que em conjunto com o aumento de usuários de bicicletas e triciclos elétricos, os automóveis e os diversos tipos de transportes públicos compartilhem o transito nas cidades com alta eficiência energética e baixo impacto ambiental, atendendo às necessidades de locomoção dos cidadãos e gerando um ambiente seguro e agradável, garantindo a todos a melhor qualidade de vida possível.

As soluções necessárias para a mobilidade urbana sustentável, um dos grandes desafios atuais enfrentados pela humanidade, ainda dependem do comprometimento de todos. Certamente as bicicletas e triciclos elétricos são parte importante destas soluções. Uma sociedade inteligente deve equacionar estas questões que se colocam de forma a garantir para as próximas gerações a disponibilidade dos recursos naturais cada vez menos disponíveis.

 
Av. 2ª Radial Nº 364 Qd. 119 Lt. 05 - Setor Pedro Ludovico | CEP: 74.820-090 | Fone: (62) 3242-1022 - (62) 3093-3943 - (62) 3093-4618 - | Goiânia - Goiás - Brasil | contato@bicicletaeletrica.com.br