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Reportagens na mídia - Brazil Electric

 

Goiânia, GO Data: 01/07/2008
Bicicleta faz 1 km com R$ 0,01

Carla Guimarães, Editora-assistente de Economia

Um meio de transporte que ocupa pouco espaço, consome R$ 0,01 por quilômetro e ainda não polui, ganha as ruas de Goiás e outros Estados. Trata-se da bicicleta elétrica, a convencional "magrela", que nas mãos do goiano Marlos de Souza ganhou motor e sistema diferenciado das outras gerações do mesmo gênero comercializadas no País.

Conhecida como e-bike, a invenção do goiano usa motor de tecnologia brushless, que não exige manutenção e possui vida útil de cinco anos. Segundo Marlos, a bicicleta elétrica é um veículo híbrido "de verdade"."Tem duas forças distintas para gerar o movimento. Pode pedalar (do modo convencional), usar o motor, ou os dois", explica. O inventor acrescenta que a ajuda do pedal ou do motor pode ser em qualquer intensidade. No modo automático, a e-bike atinge uma velocidade de até 50 quilômetros por hora.


O motor funciona com bateria de lítio recarregável. Pesa 5,8 quilos e tem autonomia média de funcionamento para 35 quilômetros, o que depende do peso do ciclista, da bicicleta, entre outros fatores, como percurso. O carregamento pode ser feito antes mesmo da descarga completa da bateria.

A e-bike é comercializada principalmente via internet, pelo site da empresa de Marlos, a Brazil Electric Sports e Bike, com sede em Goiânia. Há três opções de venda: do kit (que inclui motor magnético, parafusos, suportes para fixação e outros elementos para transformar a bicicleta convencional em elétrica), da bicicleta já com o kit adaptado e ainda só do motor.

O kit custa aproximadamente R$ 1,7 mil e "qualquer mecânico de bike pode fazer a adaptação". Segundo Marlos, o kit elétrico é a essência do negócio, pois a idéia era atingir um público também fora de Goiás. As vendas são feitas pela loja on-line, no www.brazileletric.com.br.

Segundo Marlos, a loja já possui centenas de consumidores em Goiás e milhares no Brasil. O kit é mais vendido para as regiões Sul e Sudeste do País, enquanto as bicicletas elétricas, a partir de R$ 1.990, são procuradas principalmente no Estado e proximidade, como Goiânia, Brasília. O motor, que integra o kit, é alemão, e a Brazil Electric faz a distribuição dele para toda a América Latina.

Motor funcional e econ ômico

O inventor Marlos de Souza, que é publicitário e proprietário de uma empresa da área de informática, diz que a criação não surgiu já com o interesse comercial. Ele, que se diz um apaixonado por bicicleta, conheceu outros modelos elétricos, mas não achou funcional. "O motor ficava conectado à roda, achamos uma forma que funciona carregando menos bateria. Procurei fazer algo tecnicamente possível e viável", explica Marlos.

Da cabeça de Marlos para a e-bike pronta foram gastos cerca de seis meses. A primeira criação surgiu há três anos, e foi para ele mesmo. Com o interesse dos amigos, a invenção tornou-se comercial. "Tenho o produto acabado, funcionando, mas a alteração é contínua. Visamos detalhes que podem ser melhorados para atender um público maior", conta.

Além da força do motor diretamente na corrente elétrica nas e-bikes criadas por Marlos, ele aponta como outro diferencial do kit por ele desenvolvido, o fato de poder se adaptar a praticamente todas as bicicletas convencionais.

Satisfeito com a viabilidade da invenção, Marlos diz agora estar com uma nova paixão, o triciclo adaptado com o kit elétrico. "Serve tanto para o lazer como para pessoas com necessidades especiais. Utiliza o mesmo motor da e-bike."

Fonte: http://v5.dm.com.br/economia/bicicleta_faz_1_km_com_r_001_

 
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